4 de abril de 2012

ESTUDO DE UMA PAIXÃO


A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS CRISTO EM JERUSALÉM
Por que Jesus entrou montado num jumento e não num cavalo?
Por: Rafael Pereira

Nossa leitura começa aqui em Mateus 21.1-11:
1 E, QUANDO se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
4 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
8 E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9 E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.
Aqui existem vários aspectos a serem observados:
1.      O cumprimento da profecia descrita em Zacarias 9.9. Reafirmando assim que a palavra de Deus é confiável e que se cumpre literalmente;
2.      Providência e propriedade divina;
3.      Jesus requer obediência de cada um de nós;
4.      A humildade de Jesus.
Em Zacarias 9.9 lemos:
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Esta profecia sobre a Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém num jumento foi predita aqui com mais de 500 anos de antecedência. Da mesma maneira que esta profecia se cumpriu quando Cristo veio à Terra, as mensagens a respeito da sua segunda vinda também se cumprirão. Devemos estar prontos porque ele com certeza em breve virá.
Deus zela por sua palavra, quando vemos que ali em Betfagé, sobre a ordem que Jesus deu aos discípulos onde no versículo 2 ele fala dos animais que estão numa aldeia defronte a eles, percebemos que tudo  é providência e propriedade divina, inclusive o “jumentinho”. Os discípulos não foram questionar ou em momento algum se negaram a ir, antes fizeram exatamente o que Jesus mandou, a obediência é a marca de quem ama Jesus e que ela é a prática da palavra de Deus.
Aqui vem a nossa pergunta se Jesus é o Rei dos reis por que então entrou em Jerusalém montado num jumento e não num cavalo? A entrada num cavalo seria mais bonita, majestosa e imporia respeito, não é verdade?
Ao primeiro passo como já falado compreendamos que a profecia teria que ser cumprida, como já mencionado o texto de Zacarias 9.9. Mas prá gente compreender bem a mensagem devemos estudar o valor dos símbolos aqui representados: o cavalo e o jumento. O cavalo é um animal de força, de grande vitalidade, de velocidade, de grande destreza, portanto usado principalmente como um animal de guerra. Façamos aqui a comparação da entrada de Jesus em Jerusalém com a dos com a dos generais conquistadores da Roma antiga, seria muito diferente não? O jumento era usado principalmente como um animal de carga, mas era usado também como sela e tração, sendo muito útil para trabalhos pesados no campo. Ele era mais lento, não corria e ainda no meio do caminho corria o risco de empacar... Quando um reino estava em guerra com outro eles mandavam um mensageiro à frente montado num jumento levando a sua rendição ou pedido de anistia para que a guerra não fosse realizada, visto que se este fosse montado num cavalo ele certamente seria interpretado como alguém que os iria atacar... Portanto neste contexto o jumento seria um animal usado como símbolo de paz. Deus já havia usado este animal outras vezes, mas talvez o mais famoso texto está em Números 22.28-34:
28 Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
29 E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
31 Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
32 Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:
33 Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.
34 Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.
O que Jesus quis nos mostrar para aprendermos é que além da veracidade de seu reinado e confirmação da profecia em Zacarias 9.9 em Isaías 9.6 a profecia diz que ele seria chamado Príncipe da Paz por isso ele entrou triunfantemente em Jerusalém montado não num cavalo, porque seu reino não consistia em guerras, violências, mortes ou derramamento de sangue inocente, mas num jumento, revelando-nos sua humildade e nos mostrando que o seu reino era um reino de paz. A tradição oriental fala que um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não como um rei guerreiro. E Jesus veio para trazer a paz, o amor, e não guerra contra os seus filhos. Veio para os humildes, para os pobres, para os desamparados, para os aflitos, para os que não têm esperança, para os angustiados.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA SEMANA DA PAIXÃO DE CRISTO

Na semana em que seria crucificado, de domingo à quarta-feira Jesus passou as noites em Betânia, a cerca de apenas três quilômetros a leste de Jerusalém, no lado oposto ao monte das Oliveiras. Provavelmente se hospedou na casa de Maria, Marta e Lázaro. Jesus passou a noite da quinta-feira orando no jardim do Getsêmani, e nas noites de sexta-feira e sábado seu corpo esteve guardado em uma no jardim.

DIA
ACONTECIMENTO
REFERÊNCIAS
  
Domingo

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Mateus 21.1-11
Marcos 11.1-10
Lucas 19.29-40
João 12.12-19

Segunda-feira

Jesus purifica o templo.
Mateus 21.12-13
Marcos 11.17-17
Lucas 19.45,46






Terça-feira
A autoridade de Jesus é desafiada no templo.


Jesus ensina seus seguidores por meio de parábolas e confronta os líderes judeus.


Os gregos pedem para ver Jesus.

O discurso no monte das Oliveiras.



Judas concorda em trair Jesus


Mateus 21.23-27
Marcos 11.27-23
Lucas 20.1-8

Mateus 21.28-23.36
Marcos 12.1-40
Lucas 20.9-47

João 12.20-26

Mateus 24
Marcos 13
Lucas 21.5-38

Mateus 26.14-16
Marcos 14.10,11
Lucas 22.3-6

Quarta-feira

Não há registro bíblico do que Jesus fez nesse dia. Provavelmente ficou em Betânia com os seus discípulos.





Quinta-feira
A última ceia.



Jesus fala aos discípulos no Cenáculo.
Jesus sente grande aflição no Getsêmani.




Jesus é traído e preso.
Mateus 26.26-29
Marcos 14.22-25
Lucas 22.14-20

João 13-17
Mateus 26.36-46
Marcos 14.32-42
Lucas 22.39-46
João 18.1

Mateus 26.47-56
Marcos 14.43-52
Lucas 22.47-53
João 18.2-12



Sexta-feira
Jesus é julgado pelos judeus e autoridades romanas, e é negado por Pedro.


Jesus é crucificado.




Sepultamento
Mateus 26.57-27.2,11-31
Marcos 14.53-15.20
Lucas 22.54-23.25
João 18.13-19.16

Mateus 27.31-56
Marcos 15.20-41
Lucas 23.26-49
João 19.17-30

Mateus 27.57-61;
Marcos 15.42-47;
Lucas 23.50-56;
João 19.38-42
Sábado
Sepultado

Domingo
A Ressurreição
Mateus 28.1-10
Marcos 16.1-11
Lucas 24.1-12
João 20.1-18

A MORTE DE JESUS

7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. (Isaias 53:7)

Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte. A “pior" morte da época. Somente os piores criminosos morreram como Jesus. E com Jesus ainda foi pior, porque nem todos os criminosos condenados àquele castigo receberam pregos em suas mãos e pés. Sim, foram pregos... E dos grandes! Cada um tinha de 15 a 20 cm, com uma ponta de 6 cm. A outra extremidade era pontiaguda. Eles eram pregados nos pulsos, e não nas mãos, como se diz. No pulso, há um tendão que vai até o ombro, e quando os pregos foram martelados, esse tendão se rompeu, obrigando Jesus a forçar todos os músculos de suas costas, por ter seus pulsos pregados, para poder respirar porque perdia todo o ar de seus pulmões.
Desta forma era obrigado a apoiar-se no prego colocado em seus pés que eram maiores ainda que o de suas mãos, porque pregavam os dois pés juntos. E como seus pés não aguentariam por muito tempo sem rasgarem-se também, Jesus era obrigado a alternar esse "ciclo" simplesmente para poder respirar. Jesus aguentou essa situação por pouco mais de 3 horas.
Alguns minutos antes de morrer, Jesus já não sangrava mais. Simplesmente saía água de seus cortes e feridas. Quando o imaginamos ferido, imaginamos meras feridas, mas não; as dele eram verdadeiros buracos, buracos feitos em seu corpo. Ele não tinha mais sangue para sangrar, portanto, dele saía água. O corpo humano está composto de aproximadamente 3,5 litros de sangue (em um adulto). Jesus derramou 3,5 litros de sangue; teve três pregos enormes cravados em seus membros; uma coroa de espinhos em sua cabeça e, além disso, um soldado romano cravou uma lança em seu tórax.
Tudo isso sem mencionar a humilhação que passou depois de ter carregado sua própria cruz por quase dois quilômetros, enquanto a multidão cuspia em seu rosto e lhe atirava pedras (a cruz pesava cerca de 30 quilos, somente na parte superior, naquela em que pregaram suas mãos).
Jesus passou tudo isso, só para que tu tenhas um livre acesso a Deus.
Para que tenhas todos teus pecados "lavados".
Todos eles, sem exceção!
Não ignores esta situação.

ELE MORREU POR VOCE!

Não creias que Ele somente morreu por outros, por aqueles que vão a igreja ou por aqueles monges, padres, pastores, bispos, etc.
Sim, Ele morreu por você também.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaias 53:4-5)


PROFECIAS MESSIÂNICAS E CUMPRIMENTOS

Para os escritores dos Evangelhos, uma das principais razões para se crer em Jesus foi o modo como sua vida cumpriu as profecias do Antigo Testamento relacionadas ao messias. A seguir está uma lista de algumas das principias profecias:

EVENTO
PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO
CUMPRIMENTO NO NOVO TESTAMENTO
1.      O Messias nasceria em Belém
Miquéias 5.2
Mateus 2.1-6
Lucas 2.1-20
2.      O Messias nasceria de uma virgem
Isaías 7.14
Mateus 1.18-25
Lucas 1.26-38
3.      O Messias seria um profeta como Moisés
Deuteronômio 18. 15, 18, 19
João 7.40
4.      O Messias entraria em Jerusalém em triunfo
Zacarias 9.9
Mateus 21.1-9
João 12.12-16

5.      O Messias seria rejeitado pelo seu próprio povo
Isaías 53.1,3
Salmo 118.22
Mateus 26.3,4
João 12.37-43
Atos 4.1-12
6.      O Messias seria traído por um de seus seguidores
Salmos 41.9
Mateus 26.14-16, 47-50
Lucas 22.19-23

7.      O Messias seria julgado e condenado
Isaías 53.8
Mateus 27.1,2
Lucas 2.1-25

8.      O Messias ficaria em silêncio diante de seus acusadores
Isaías 53.7
Mateus 27.12-14
Marcos 15.3-4
Lucas 23.8-10
9.      O Messias seria espancado e cuspido por seus inimigos
Isaías 50.6
Mateus 26.67; 27.30
Marcos 14.65
10.  O Messias seria escarnecido e insultado
Salmos 22.7,8
Mateus 27.39-44
Lucas 23.11,35

11.  O Messias morreria crucificado
Salmos 22. 14, 16, 17
Mateus 27.31
Marcos 15.20,25

12.  O Messias sofreria com criminosos e oraria por seus inimigos
Isaías 53.12
Mateus 27.38
Marcos 15.27,28
Lucas 23.32-34
13.  O Messias receberia vinagre para beber
Salmos 69.21
Mateus 27.34
João 19.28-30
14.  Outros lançariam sortes sobre as vestes do Messias
Salmos 22.18
Mateus 27.35
João 19.23,24
15.  Os ossos do Messias não seriam quebrados
Êxodo 12.46
João 19.31-36
16.  O Messias morreria como um sacrifício pelos pecados
Isaías 53.5,6,8,10,11,12
João 1.29; 11.49-52
Atos 10.43; 13.38.39
17.  O Messias ressuscitaria dos mortos
Salmos 16.10
Mateus 28.1-10
Atos 2.22-32
18.  O Messias está agora à direita de Deus
Salmos 110.1
Marcos 16.19
Lucas 24.50,51

APARIÇÕES DE JESUS APÓS A RESSURREIÇÃO

ACONTECIMENTO
LUGAR
TEMPO
MATEUS
MARCOS
LUCAS
JOÃO
ATOS
1
CO

O sepulcro vazio
Jerusalém
Domingo
da
ressurreição
28.1-10
16.1-8
24.1-12
20.1-10

16.9-11
A Maria Madalena Jerusalém
Jerusalém
Domingo
da
ressurreição

16.9-11

20.11-18


A dois discípulos
que iam para
Emaús
Caminho de Emaús
Domingo
da
ressurreição

16.12,13;
24.13-32;



A Pedro
Jerusalém
Domingo
da
ressurreição


24.34


15.5
Aos dez discípulos no Cenáculo
Jerusalém
Domingo
da
ressurreição

16.14
24.36-43
20.19-25


Aos onze
discípulos
no Cenáculo
Jerusalém
Domingo
seguinte




20.26-31

15.5
Aos sete
discípulos que
pescavam
Mar da
Galiléia

Algum
tempo
depois



21.1-25


Aos onze
discípulos em um
monte
Galiléia
Algum
tempo
depois
28.16-20
16.15-18



15.5
A mais de
quinhentos

Desconhecido
Algum
tempo
depois





15.6
A Tiago
Desconhecido
Algum
tempo
depois





15.7
A seus discípulos
Monte das
Oliveiras

Quarenta
dias após a
Páscoa


24.44-51

1.3-9
15.7
A Paulo
Caminho de
Damasco

Vários anos
depois





9.1-19;
22.3-16;
26.9-18
9.1;
15,8


Para finalizarmos nosso estudo leiamos João 15.13-16:
13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

DEUS ABENÇÕE A TODOS!

Em Cristo,
Rafael Pereira