3 de setembro de 2012

SAUDADE



SAUDADE
 (Dedicado a todas as pessoas que passaram ou passam por minha vida)
(Rafael Pereira)

SAUDADE palavra danada e perversa usada para traduzir a ausência das presenças, quer sejam elas físicas, psicológicas ou metafísicas.
SAUDADE é dor que dói no peito, é dor que não tem jeito.
SAUDADE é o alimento do amor, é o combustível da dor.
Mas que loucura disse eu, nem toda dor que sentimos é motivada pela SAUDADE. Assim como nem toda SAUDADE nos causa dor.
SAUDADE é um pouco de solidão atrelada a nossa recordação.
SAUDADE é o desejo de trazer de novo prá perto da gente e dessa vez fazer diferente.
SAUDADE grande sentiu “Um Certo Galileu” quando pelas ruas da cidade correu o boato de que seu melhor amigo morreu. Chegando ali perto do túmulo onde uma grande multidão estava a chorar e clamar, talvez por pensar no sofrimento do povo e das irmãs ou pelo fato de talvez ter partido em tão tenra idade que o Mestre se comoveu e até chorou de tanta SAUDADE.
SAUDADE maior sentiu este mesmo Jesus, quando ali foi pregado naquela cruz onde ao mesmo tempo sentia SAUDADE do seu Pai que nunca erra, sentia SAUDADE também por deixar seus amigos aqui na Terra.
SAUDADE sentiu também Maria, quando viu seu filho Jesus pregado ao lado de cada um ladrão, mas entendeu que era o necessário para Jesus cumprir sua missão e que era o propósito de Deus para recebermos o perdão para que através do sacrifício de Jesus fossemos purificados alcançando a nossa salvação.
Só quem é mãe sabe a SAUDADE que Maria sentiu, mas o que a consolou e lhe fez entender foi que através do filho que ali perdia foi nos dada a oportunidade de sairmos do nosso estado de “criaturas de Deus” para sermos verdadeiramente chamados de “filhos de Deus”.
SAUDADE cruel e desumana sentem milhões de mães que assim como Maria perdem seus filhos todos os dias. Que têm que suportar a dor de enterrarem seus filhos por causa das drogas, do alcoolismo, da Aids, do câncer, do trânsito que tem matado mais gente do que a guerra, das balas perdidas e de uma maneira sintetizada podemos falar que em decorrência da crescente onda da violência urbana.
Outro tipo de SAUDADE também dolorosa é a das mães que mesmo os filhos estando vivos perderam eles para as más companhias, para o computador, para o Playstation, para as baladas e por aí vai...
Mas os filhos também sentem SAUDADE, SAUDADE de um dos pais que só chega à noite quando eles já estão dormindo, SAUDADE de um dos pais que sai cedo demais para trabalhar quando eles ainda estão dormindo. SAUDADE do pai-do-fim-de-semana que ele tem que dividir com os amigos que estão bebendo com ele ou SAUDADE do pai que ele tem que dividir com o futebol.
Filho também sente SAUDADE da mãe que não é capaz de prestar atenção no que ele sente ou diz, mas sabe tudo o que está acontecendo na novela das 8 e no Big Brother. Filho sente SAUDADE da mãe que tem que dividir muitas vezes com o salão de beleza e as amigas onde ele não encontra espaço.
SAUDADE sinto eu, órfão de mãe, maior abandonado de 28 anos,
SAUDADE sente a minha esposa que perdeu o pai aos 20.
SAUDADE sentiu a minha filha que só depois de 2 anos pôde ter o pai em sua vida.
Também sinto SAUDADE de quando tínhamos mais Ética e Moral que dinheiro.
SAUDADE do tempo que se ganhava menos e não se vivia tão doente.
SAUDADE de colocar a cadeira na calçada e sentir a brisa gostosa do meu Aracati.
SAUDADE de quando sabíamos o nome dos nossos vizinhos ou amigos de sala.
SAUDADE de quando as pessoas eram chamadas por seus nomes e não por números.
Sinto SAUDADE de Deus e do céu. E é essa SAUDADE o motivo de fazer a obra dele e falar no seu nome, porque cada vez que eu entro na vida de qualquer irmão, por pior que seja, segundo a sociedade, eu vejo a imagem e semelhança de Deus diante de mim.  

Esse texto surgiu num momento de oração, numa madrugada em que conversava com Deus. Lembrei muito da minha mãe e do Daniel Abraão de Majorlandia , meu amigo que foi morto num assalto num ônibus da linha Passaré, em Fortaleza, em 13 /12/2011... Só Deus para curar a dor da saudade e preencher o vazio físico desta pessoa com a sua santa e gloriosa presença!

Em Cristo,
Rafael Pereira