7 de março de 2013

PRISÕES



Por: Pr. Rafael Pereira

“Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.
Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem”. (Salmo 142.6,7)

                Recentemente recebi uma notícia que me deixou atônito, que um amigo meu havia sido preso. Como de costume, como acontece com todo mundo o primeiro passo é a negação do problema, a negação de certa forma é uma maneira que você encontra para além de não aceitar uma realidade é uma maneira também de se eximir do fato, uma fuga. Quando de repente o pai dele me liga aflito. Pela primeira vez na vida vejo o sofrimento e desespero de um pai que se possível venderia tudo para dar a liberdade ao filho.
            Um fato como esse é muito triste, pois não é somente ele que está preso naquela cela e sim toda a sua família, amigos, vizinhos, enfim... Mas quantas famílias mesmo aparentemente vivendo em liberdade encontram-se “presas”, melhor falando, aprisionadas. Diversas são as prisões ou cárceres de hoje em dia. Quantas famílias estão presas nas drogas, no álcool, nas agressões físicas, na violência sexual, na mentira, no engano, no “viver de aparências”.
            O mundo aprisiona, tudo isso aprisiona, pois as pessoas lutam contra um inimigo que aparentemente é invisível, mas que está ao nosso de redor, bramando como um leão pronto para nos devorar (I Pedro 5:8). Por isso que a Bíblia nos diz que o nosso inimigo não é físico, mas sim potestades e principados que estão nos ares (Efésios 6.12).
            Cristo em contrapartida liberta, transforma vidas e toda uma realidade que está ao redor. Não se aprisione as coisas deste mundo. Busquemos pois as coisas do alto(Colossenses 3.1) naquela cruz Cristo já pagou o seu pedágio, você tem valor.   
            Paro para refletir que até mesmo num momento como esse o Senhor nos ensina. Creio que muitas vezes quando acontece algo dessa natureza é o Senhor dizendo: - Meu filho, você precisa me ouvir! Já pararam prá pensar sobre isso, irmãos? Muitas e muitas vezes no ir e vir dos afazeres e correrias do dia-a-dia Deus está querendo falar conosco e não podemos parar para ouvi-lo, pois a nossa atenção está voltada para estas outras coisas. Aí infelizmente Deus chama até um hospital ou presídio para ouvi-lo falar abertamente.
            A Bíblia nos mostra a história de grandes homens aos quais ele os guardou na prisão para que nada lhes acontecesse, para converter outros ali naquele local e era uma preparação para grandes coisas que ele já havia reservado para os mesmos, foi assim com Davi, Pedro, Paulo, dentre outros.
            Que Deus esteja ensinando ao meu amigo, mas que ele tenha a consciência que grandes coisas estão por vir, mas que da próxima vez que o Senhor falar com ele que o ouça pelo amor e não pela dor e isso é um ensinamento a todos nós...
            Em Cristo,
            Pr. Rafael Pereira