8 de fevereiro de 2013

Mensagem: Em busca de qual coroa corremos? Texto Base: Apocalipse 2.10




“Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.
 
Por: Pr. Rafael Pereira

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2.10)


            Dentre tantos atributos que qualificamos a Deus um em especial nos chama atenção, até porque creio que é o que mais você ouve no dia-a-dia, quem sabe qual é? Para ser mais claro as pessoas quando falam deste atributo tão especial a Deus o comentam numa frase: Deus é fiel (I Co 1.9 e 10.13) e ele é mesmo. O mundo pode te decepcionar, teus filhos, teu marido ou esposa, mas Deus permanece como exatamente o é pois não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?(Números 23.19)
            O Brasil passará por dois grandes eventos mundiais, o 1° já será no próximo ano, a copa do mundo, mas lembrando deste evento automaticamente associamos ao outro em 2016, as Olimpíadas. Falando em Olimpíadas lembramos dos atletas, das mais diversas modalidades esportivas, dos mais diversos países. Já que falamos em ser fiel até a morte e sobre atletas vejamos o que Paulo diz em I Coríntios 9.24-25:


                24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
               25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 


            Vencer uma corrida exige propósito e disciplina. O apóstolo Paulo faz essa ilustração para nos explicar que na vida cristã é necessário trabalho árduo, abnegação e preparação exaustiva.  Você já observou os atletas que concorrem na corrida de São Silvestre? No meio de tantos atletas profissionais, há aqueles amadores, há os curiosos, há aqueles que vão fantasiados só para fazer “graça” e há aqueles que de certa forma estão ali para prejudicar os outros. Quem vence essa corrida vem se preparando há muito tempo, treina todos os dias, evita estar comendo ou bebendo determinados alimentos e substâncias para não ganhar sobre-peso ou mesmo venha ser algo que possa minar a sua resistência física. Mas sabe por que eles fazem isso? Porque eles têm uma meta! Eles sabem o tamanho do percurso a percorrer e sabem exatamente aonde quer chegar. Sem uma meta, a disciplina não é nada mais que uma auto punição. E o que acontece com os outros corredores que já mencionamos aqui? Ficam no meio do caminho, desistem e não conseguem cruzar a linha da chegada.
            Mas diferente do que esses atletas buscam: Glória, poder, fama, reconhecimento, nós buscamos as coisas do alto. Sim, porque aprendi na minha antiga congregação que quem buscar somente as coisas deste mundo na volta de Jesus sucumbirá com ele...    
            Hoje o seu presente poderá determinar o seu futuro, o que você tem buscado? Uma coroa corruptível ou incorruptível?
            Você já viu algum atleta ganhar alguma medalha de ouro, prata ou bronze sem ter corrido antes? O que o apóstolo que nos mostrar é sobre isso. Um problema sério na maioria das pessoas hoje é que chegam nas igrejas atrás do evangelho “Fast Food” ou seja, o famoso evangelho “Miojo”, se aquece a água por 3 minutos e pronto! Tá aqui o seu milagre. Isso tem condicionados os atletas cristãos a não mais quererem correr: “Não corra não, faça só 5 minutos de esteira e já tá bom”. Como você vai vencer essa corrida se você não treinar?
            Peguemos por exemplo aquelas velhas palavras proferidas no casamento: “Até que a morte os separe”. É simplesmente uma conotação sobre tempo, ou seja, uma jornada, uma caminhada.
            Portanto amados não deixemos esfriar o fogo do primeiro amor, não deixemos que as adversidades da vida tirem a nossa visão do reino. Deixo para vocês ainda um último versículo que está em Apocalipse 3.11: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. E nós digamos hoje: Ora vem Senhor Jesus!
Amém!