2 de agosto de 2013

ESTUDO: APRENDENDO COM A HISTÓRIA DO REI DAVI



Por: Pr. Rafael Pereira

A Bíblia relata em Gênesis 1.26-27 que todos fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, mas de uma maneira bem peculiar lemos em I Samuel 13.14 e em Atos 13.22 a descrição de um homem não só feito a essa imagem e semelhança, mas sim segundo o coração de Deus. 
A 1ª lição que vamos aprender aqui está em I Samuel 16.7. Nos mostra que Deus não vê como o homem, o homem só atenta para a aparência, mas Deus vê segundo o seu coração. Davi era discriminado por sua aparência ele era o menor, o mais novo e o mais franzino dentre os filhos de Jessé e além do mais era ruivo e os ruivos naquela época eram desprezados. Aos olhos do homem aquele rapaz valor algum tinha, mas diante de Deus aquele moço era precioso.
Vou dar um salto na história sair da parte bonita e chegar numa parte muito séria, leiamos em II Samuel 11.1.  Aqui fica bem claro que era o tempo em que os reis saem a guerra e Davi no entanto mandou a Joabe. A lição que eu tenho que aprender aqui é que se Deus me colocou em uma posição eu não devo sair dela, Paulo fala sabiamente em I Coríntios 7.20 que devemos ficar na vocação a que fomos chamados. É Pastor? Seja Pastor. É obreiro? Seja obreiro. É cooperador? Seja cooperador. Ouça o conselho de Salomão que está em Provérbios 4.27 que diz para não declinarmos nem para a direita nem para a esquerda.
Como já falamos Davi não foi a guerra mandou Joabe, os servos, toda a Israel e como diríamos no popular ficou em casa só “charlando” Vamos continuar a leitura de onde paramos II Samuel 11.2. Olha aí! Preste bem atenção porque aqui nós aprendemos a 3ª lição: mente vazia oficina do diabo, saiu da posição começa a queda! Meus irmãos a partir daqui vocês vão ver e entender o que foi que os filhos de Corá quiseram dizer no Salmo 42.7 sobre um abismo chamar outro. Ia Davi passeando e vê aquela mulher se banhando, a palavra até destaca que ela era muito formosa, muito atraente. Davi olhou ali prá ela e deve ter pensado: Ai delícia! Assim você me mata! Mateus 15.11 fala que o contamina o homem não é o que entra na boca, mas sim o que sai da boca. Os versículos 18 e 19 deixam bem claro por que Jesus falou isso.  Porque o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Davi era prá ter corrido léguas dali, ter fugido. A Bíblia só não nos manda fugir de uma coisa: do diabo, porque ele não é mais forte que a gente, mas dos desejos carnais ela ensina que devemos correr, a carne é fraca e reina. 
Em II Samuel 11.3 Ali ele já havia adulterado com ela em seu coração. Cuidado, viu irmão! Cuidado, viu irmã! Não é que passe uma pessoa bonita na rua e você não possa olhar, mas cuidado com o que você deixa entrar e crescer no seu coração. Aplique na prática a máxima que Jesus nos ensinou sobre amar ao próximo como a si mesmo e não fazer aos outros o que não quer que façam contigo. Você ia gostar de ver sua mulher olhando para outros aí?
II Samuel 11.4 Davi adulterou com ela. Logo após ela se purificar da sua imundice, você sabe o que é isso? O antigo testamento em várias passagens fala que a mulher quando estava menstruada era considerada impura, ou seja, naquela ocasião tinha acabado de ir embora o seu ciclo menstrual, o que é que isso significa? Estava como falamos no popular em dias férteis. O resultado desta ação é descrito em II Samuel 11.5 Ela engravidou! Davi talvez pensou: E agora? Me envolvi com uma mulher casada adulteramos, fizemos sexo de uma maneira irresponsável e ela engravidou. E agora meu Deus, qual a solução? Versículos 6-8 tentou tirar a culpa dele e jogar prá cima do marido! Sim, porque aí ele usou de mentira e pensou em armar uma mentira maior ainda, para o marido que estava há muito tempo na guerra regressar com saudade da mulher ter relações com ela e depois ele acreditar que o filho era dele. E ele acreditaria mesmo, ou você acha que ele ia no Programa do Ratinho pedir DNA?
Versículos 9-13 Olha a atitude de um homem de caráter. Mesmo com Davi querendo fazer com que ele saísse da posição em que foi colocado se manteve firme. Em momento algum esqueceu que estava em uma guerra e nem em pensamento abandonou os seus companheiros de combate, isso é bem claro no versículo 11. Diferente de Davi ele não saiu da posição.
Versículos 14-17 Davi percebeu que não ia conseguir o seu intento de abafar aquele escândalo que estava prestes a surgir e mandou matar a Urias.
Percebam quanta coisa aconteceu só neste trecho que lemos de um pecado só, de uma coisinha que achamos pequenininha surge tanta coisa ruim. Começa com a ociosidade você não tá vigiando aí em seguida vem a cobiça, seguida pelo adultério, a mentira e por fim o assassinato de um justo que era fiel a ele, morreu a serviço dele. Diante de deus não tem essa história de pecadinho ou pecadão, tudo é pecado, portanto se é pecado é abominável aos olhos do Senhor!
Aí Davi achou que tinha conseguido o que queria e que tudo ia ficar bem, mas lá no finalzinho do versículo 27 fala que tudo aquilo que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor! Agora a coisa ficou séria!
Vamos ler continuando II Samuel 12.1-12 Davi achou que nada ia acontecer, mas Deus revela e manda um profeta usado com autoridade repreendê-lo para saber que nada está oculto aos olhos de Deus, na justiça dos homens ele escapou, mas quanto à divina Deus mandou um aviso do que iria acontecer.
Versículo 13 Davi mostra aqui sua principal virtude, a humildade. Ele poderia ter usado a sua autoridade de rei para mandar matar aquele “profetinha”, mas, no entanto se arrependeu do que fez pôs o rosto no chão, desceu ao pó e humilhou-se na presença de Deus. Quantas e quantas vezes cometemos um pecado e achamos que são os outros que estão errados e a gente é sempre quem está certo. Davi foi descrito como segundo o coração de Deus porque ele reconhecia suas falhas, admitia os seus erros e não tentava “maquiar” diante de Deus. Diferente de seu antecessor, Saul, que não aceitava a repreensão nem mudara suas atitudes, Davi reconheceu seu erro, pediu a Deus perdão. Com muita humildade aceitou a repreensão do profeta Natã.
Versículo 14 O final do versículo 13 Natã fala a Davi que o pecado dele foi perdoado e não morreria, mas nesse versículo 14 fala que o filho dele morrerá, mas os pecados não foram perdoados? É aqui onde aprendemos a lição: o pecado traz consequências. Gálatas 6.7-8: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Nós vamos ver que as profecias ditas nos versículos 10 e 11 se cumpriram, Davi viveu muitas guerras externas e, sobretudo, internas, quando devido a não dar limites aos seus filhos o mal se levantou contra ele em seu próprio lar... A 5ª Lição que aprendemos aqui: quem ama de verdade, educa, põe limites! Davi não colocou limites na criação dos filhos e olha a sucessão de tragédias que se abateu sobre a família dele:
·         II Samuel 13:1-19. Incesto de Amom. Agora a violência começou na casa de Davi e não saiu. Amom e Tamar eram irmãos da parte do pai (II Samuel 3:2-6).
·         II Samuel 13:20-14:33. A Vingança de Absalão. Absalão odiou Amom, mas não fez nada nem falou nada contra ele durante dois anos. Depois Absalão matou Amom e fugiu para Talmai.
·         II Samuel 15:1-12. A Revolta de Absalão.
Por fim para encerramos A 6ª lição que devemos aprender é que o que mais importa na caminhada na fé não é o começo da caminhada de um homem, mas o exemplo que ficou dele ou como acabou o fim de seus dias.
Pegando o exemplo ainda de Davi, foi um rapaz que começou desacreditado, mas Deus honrou grandemente a ele, infelizmente ele pecou, se arrependeu, enfrentou as consequências do pecado e a Bíblia relata em I Reis 1.1-3 que ele terminou o fim de seus dias sendo acalentado por uma jovem virgem chamada Abisague.
Comparado a Salomão nós vemos o reverso, a Bíblia fala que Deus deu a Salomão, mais riquezas do que qualquer homem teve um dia. Ele foi dotado de uma sabedoria esplêndida, porém no final de sua trajetória ele apostatou da fé e terminou seus dias adorando aos ídolos e deuses estranhos e chegando ao cumulo de sacrificar seus filhos aos deuses pagãos. Sua sabedoria foi transformada em loucura e seu fim cheio de tristeza.
Que nós possamos aprender em tudo o que a bíblia nos ensina, cheguemos hoje a Deus com um coração aberto e possamos pedir a ele orientação e direção para a nossa vida.
Mais importante é o fim que o princípio das coisas.
Em Cristo,
Pr. Rafael Pereira

Um comentário:

  1. muito bom. grandes lições de vida.
    Deus continue te abençoando Pr. Rafael Pereira

    ResponderExcluir