3 de fevereiro de 2011

O SANTO OFÍCIO DE SER PEQUENO...

Faz-me pequeno diante dos homens e grande perante a ti, Senhor!
        
Vai pregador e anuncia o evangelho a toda  criatura até os confins desta Terra.
        


         Em uma determinada ocasião estava preparando uns documentos meus para começar a trabalhar na obra de recuperação e adequamentos na Ponte Presidente Juscelino Kubistchek, após providenciar tudo o que me era exigido passou um rapaz numa bicicleta vendendo lanches, eu estava com fome, pois havia saído de casa sem tomar o café da manhã, não tive dúvidas e fui lá lanchar e qual não foi a minha surpresa quando me aproximo e ele me dá a paz do Senhor!  E eu alegremente lhe saudei da mesma forma. Começamos a conversar e ele perguntou se há muito tempo eu era evangélico e eu disse que fazia alguns poucos anos. De súbito ele me confessou que seu maior anseio que trazia no coração era tomar parte na obra de Deus, gostaria de pregar para os povos, gostaria de falar do amor e da palavra de Deus para as pessoas. Simplesmente lhe perguntei por que ainda não havia feito isso e ele me disse que é porque não se sentia seguro, porque “não tinha muito estudo”, porque “isso”, porque “aquilo”, um pouco de timidez e notei nessa hora muita insegurança em seu olhar, a cruel mistura entre vontade e impedimento, sonho e realidade. Sugeri a ele que lesse, se ainda não tivesse lido, o que está escrito em Jeremias 1:4-9, que diz:

         4 Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
         5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.
         6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.
         7 Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
         8 Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor.
         9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

         Penso que foi assim que Jeremias também se sentiu quando o Senhor falou com ele e jogou nas mãos dele a vocação a que foi chamado: ser profeta. Quando Jeremias dizia que era apenas um menino estava se colocando em seu humilde lugar e reconhecendo a sua pequenez, assim como esse irmãozinho que vendia lanches pelas ruas para sobreviver, achando que jamais poderia falar da palavra de Deus, pois não tinha freqüentado uma faculdade de Teologia, por não ter feito aquele mestrado ou doutorado, por não ouvir nem falar em Exegese bíblica ou em Hermenêutica e etc. Penso também que, no caso de Jeremias ele talvez tivesse pensado nas responsabilidades que teria pela frente, pelo alto preço a pagar, pois como é dito em Lucas 12:48 A quem muito foi dado, muito será cobrado. Convido você a mais uma reflexão, uma das passagens bíblicas que também acho bem interessante é o que está no livro de Jó 42:1-6, quando Jó se põe pequeno diante de Deus e reconhece a superioridade do Altíssimo:

         1 ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
         2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
         3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
         4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
         5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
         6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
        
         Se analisarmos bem vários homens de fé agiram assim diante de Deus, tiveram essa mesma experiência de pequenez, foi assim com Isaías (Is 6:5), Paulo (At 9:3-5) e João (Ap 1:17).
         Povo de Deus pára de buscar as coisas desta terra! As coisas do alto são o nosso alvo, sempre falo, parafraseando James Aggrey e Leonardo Boff, que É PRECISO QUE SAIAMOS DA NOSSA DIMENSÃO DE GALINHA E QUE VIVAMOS COMO O QUE REALMENTE SOMOS: ÁGUIAS.  Quantas e quantas vezes deixamos de pregar o puro e simples evangelho por causa dessas questões, por nos fazermos menores do que somos por colocarmos na nossa frente medos e perturbações, obstáculos maiores do que realmente são, por querermos agradar A, B ou C. Não eu não vou pregar não porque Fulano ali vai rir de mim, ou que sabe mais que eu, eu não sei falar não, não sei nem falar o português do dia-a-dia quanto mais ir fazer a obra. Digo para você que está lendo agora, não o homem, mas sim a mensagem. Moisés era gago ou tinha a língua presa, isso impediu dele tirar o povo da escravidão do Egito e de cruzar o Mar Vermelho?   
         Deus usa gente pequena para fazer grandes coisas, é na pequenez do nosso entendimento e das nossas limitações humanas que Deus nos usa operando maravilhas para engrandecer seu santo nome. Quer prova disso?
         Mt 11:25 “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou ó pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e a revelastes aos pequeninos.”
         I Cor 1:27 “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
         Se o próprio Deus nos disse que se não falássemos até as pedras falariam, se ele usou até uma jumentinha, quanto mais á pessoas que apesar de serem pequenas se põe diante dele para anunciar suas maravilhas, muita gente fala que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos, mas eu vou além e digo que Deus capacita aqueles que o buscam! 
ROGO-VOS, POIS, QUE ANDEIS COMO É DIGNO DA VOCAÇÃO A QUE FOSTES CHAMADOS (EFÉSIOS 4:1)
Rafael Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário