2 de julho de 2012

Sendo, Compreendendo e Tomando Posse da Benção Que É A Família


 Por: Rafael Pereira


“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. (Gênesis 1.26)


Em Gênesis logo no capítulo 1 temos um relato maravilhoso de tudo o que Deus fez! Vemos que a
criação de Deus dividiu-se em sete fases:
Ele criou a luz e ali separou o dia da noite. (Gn.1.2-5)
Criou o firmamento (céu). (Gn.1.6-8)
Aparece a terra seca e todo tipo de relva, ervas, árvores abundantemente e frutos. (Gn.1.9-13)
A Criação do sol, lua e estrelas. (Gn.1.14-19)
5° A Criação de todos os animais e pássaros segunda sua Espécie. (Gn.1.20-25)
A Criação do homem. (Gn.1.26-31)
Descanso. (Gn.2.2-3)

Deus criou tudo em 6 dias e no sétimo descansou... Mas já imaginou se Deus houvesse criado tudo isso sem haver o homem para governar como ele mesmo disse, para reinar sobre todas sãs coisas? Pensou? E como seria o homem ter tudo isso e não ter uma companheira do lado, será que haveria sentido?

O versículo 28 diz:
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Tudo nos foi dado para acima de qualquer animal ou planta reinarmos. Mas ele depois disso nos deu uma ordem: Frutificai e multiplicai-vos... Aí entra tudo o que eremos expor para vocês aqui, uma coisa que muitos não dão a real importância ou valor, mas nós cristãos, seguidores de Cristo damos: A FAMÍLIA!

Deus na sua infinita bondade e no seu infinito amor percebeu o homem tão sozinho e em Gênesis 2.18 diz:
 
“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Deus colocou alguém para lhe amparar e lhe consolar quando estivesse triste ou fraquejasse. A mulher é chamada de ajudadora, pois deve ajudar o homem na sua caminhada aqui nesta Terra e a caminhar na fé e pela fé. Ela é a ajudadora e não mantenedora, porque quem mantém é Deus, daí a importância de uma vida  de oração, consagração e de busca a Deus. Mas vamos ver como a mulher foi formada.
21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
(Gênesis 2.21-24)

O termo certo que encontramos no texto original em hebraico é tsella que significa que significa ao lado do peito, talvez porque ao lado do peito é o lugar onde depositamos aquilo que nos é querido, fundamental. Mas o que Deus nos mostra até de forma tão simbólica na criação da mulher é que ela foi feita da costela (do lado) do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.

Uma passagem que acho linda e sintetiza o sentimento do cuidado que devemos ter para com a nossa família está em I Timóteo 5.8:
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”.

Uma coisa que considero muito importante não só para o casal, mas para o relacionamento como toda a comunidade cristã está em Efésios 5.21:
“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.”

Conselho e ordenança para as mulheres:
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
(Efésios 5.22-24)

Conselho e ordenança para os homens:
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
(Efésios 5.25-33)

Conselho e ordenança para os filhos:
1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
(Efésios 6.1-3)

Para os pais:
4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
(Efésios 6.4)
O Salmo 127 nos ensina a colocar Deus como centro da família e em tudo seremos prósperos.
Não exijam um do outro aquilo que só pertence a Deus: a Perfeição! Antes de tudo sejeitai-vos no temor e na busca a Deus!

Ainda às mulheres:
1 SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
(I Pedro 3.1)

Ainda aos homens:
7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
(I Pedro 3.7)

Deus abençõe grandemente!

Em Cristo,
Rafael Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário