2 de outubro de 2012

AVANÇAR OU RECUAR



Por: Rafael Pereira

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
(Tito 1.15)

            Lembro-me da primeira vez que eu entrei numa igreja evangélica, eu era ainda uma criança e motivado pela curiosidade típica da idade entrei ali naquela igreja e sentei-me num daqueles bancos. Havia ali um irmão que não sei se era pastor, diácono, presbítero, obreiro ou se era alguém sem algum desses cargos e eu porventura estaria só tomando conta e zelando pela igreja naquele determinado horário. Mas o que me lembro mesmo foi da forma como ele chegou e começou a conversar comigo querendo me “evangelizar”, começou perguntando se lá em casa tinha televisão, inocentemente, mais uma vez com a inocência que também é típica da idade respondi que sim e ele emendou logo em seguida e disparou mais uma perguntinha: se eu e meus pais assistíamos a ela, inocentemente, mais uma vez com a inocência que também é típica da idade respondi que sim. Ele então me falou que Jesus estava voltando e que iríamos para o inferno se não se a gente não parasse de assistir a TV.
            Hoje decorridos já tantos anos, quer dizer, alguns, não vou entregar minha idade, né gente? KKKKKKKKK... Tô brincando! Sério, mas vejo que após tantos anos do decorrido uma coisa tenho a opinar sobre isso: Bonito! Que lindo! Foi a maneira mais maravilhosa que eu já vi uma adulto “evangelizar” uma criança! Eu mesmo durante alguns anos cheguei a pensar e a dizer prá eu mesmo: Senhor, se nunca mais eu entrasse numa igreja o Senhor não tinha que ficar bravo comigo não era comigo não, mas sim com aquele irmão que me traumatizou nos quatro dias seguintes ao fato ocorrido e já citado anteriormente, onde cheguei em casa querendo quebrar uma Colorama de madeira que possuíamos(acho que era essa a marca)(isso foi no comecinho dos anos 90) e sem conseguir dormir durante um bom tempo.
            Contextualizando para os nossos dias atuais, quantas e quantas vezes temos ouvido ou até mesmo repassado para a atual ou para as futuras gerações coisas desse tipo.
            - Televisão é coisa do diabo!
            - Política é coisa do diabo e crente não pode nem falar tampouco participar dessas coisas não!
            - Isso que você está estudando vai fazer você perdera fé!
            Ah, para gente! Graças a Deus tenho aprendido na sua palavra que o nosso culto é racional (Romanos 12.1) e que devemos ser renovados pela transformação do nosso entendimento (Romanos 12.2).
            Olho para um passado relativamente novo na figura de alguns irmãos que vieram um pouco antes de nós e comparo com aquela geração bíblica que, até preparou o caminho, mas que ficou no deserto, não desmerecendo claro suas obras, maiores até talvez que as nossas.
            O diabo tentou a Jesus de algumas maneiras, mas vou destacar aqui duas principais:
1.      Em Mateus 4.5-6 lemos: “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
2.      Ainda em Mateus 4.8-9 lemos: “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.”.
            O que aprendemos ou podemos observar nos textos acima expressos?
            Na primeira situação o diabo tentou a Cristo através da palavra Escrita de Deus citando um famoso texto onde em muitas casas as Bíblias chegam a ficar com as páginas amareladas e empoeiradas porque muitas pessoas acham que é só deixar a Bíblia aberta na sala neste texto e servirá como uma espécie de talismã ou amuleto. A passagem citada é e está no famoso Salmo 91 no versículo 11.
            Mas quero destacar mesmo é a segunda situação aqui exposta! Perceberam como o inimigo tentou Jesus? Atentem para a cara-de-pau do inimigo, tentou a Jesus com algo que não era dele, queria dar a Jesus algo que não pertencia a ele, pois não foi ele quem criou.
            Em João 1.1-3 lemos: “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”.
            Leu mesmo tudo direitinho? Em especial este versículo de número três que fiz questão de sublinhar? Em outro texto em Gênesis 1.31 lemos: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.”.
            Sabe do que é que eu realmente tenho raiva? De crente que quer dar ao diabo aquilo que é de Deus, todas as coisas são puras para os que são puros (Tito 1.15). Então porque será que tem gente ainda querendo insistir em dar ao diabo aquilo que é de Deus?
            No presente século o que tenho a dizer é que temos que avançar e não recuar, porque se não tomarmos o território onde hoje o inimigo atua amanhã ele chegará a nossa “zona de conforto”, se não destruirmos os estratagemas de satanás e invadirmos seu território de atuação amanhã ele invade o nosso bairro, depois a nossa rua e quando menos esperamos ele invade a nossa casa.
            Somos chamados a sermos geração profética, reino sacerdócio e povo santo (Êxodo 19.6), somos chamados a fazermos uma revolução na atual cultura. Se os crentes em Cristo Jesus não forem prá televisão e rádio, ou ainda se não estiverem nas revistas, jornais ou internet para anunciar a palavra de Deus e convocar aquele que está em trevas a vir para a luz a escuridão prevalecerá no mundo, pois o inimigo usará mais e mais pessoas das piores formas.
            E na política? Quando dizem que é coisa do diabo, que é suja, que crente não pode se envolver com isso, inclusive contextualizam e embasam suas palavras citando 1 João 2:15-17 ou ainda talvez Tiago 4.4, que não se pode ser amigo do mundo e de Deus ao mesmo tempo. Platão já dizia que: "O preço que um homem de bem paga por não se envolver em política é ser governado pelos mal intencionados”. Indo muito mais além a Bíblia nos ensina em Provérbios 29.2 nos diz que: “Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme”. Somos cidadãos do céu, mas enquanto estivermos nesta terra estamos sujeitos além das leis de Deus e à dos homens também, por isso Jesus quando uma vez questionado deixou bem claro: Daí a César o que é de César e a Deus o que é Deus” (Mt 22, 21; Mc 12,17 e Lc 20, 25). O homem de Deus se tiver em si o chamado e estando na direção de Deus deve candidatar-se sim, a capacidade eleitoral garante ao nacional o poder de votar e ser votado nos pleitos eletivos (eleições). Até porque no livro de Romanos 13:1, diz que toda autoridade foi instituída por Deus! Através dele influencia-se o diferencial no mundo. Posso estar no mundo, pois ainda estou nele e faço parte dele, não posso é compactuar com certas práticas e me deixar corromper.  Devemos votar em pessoas que carregam em si fortemente em si princípios cristãos. Ai de nós se não tivéssemos uma bancada evangélica tão forte e atuante composta por deputados e senadores, caso contrário teriam nos empurrado “goela abaixo” absurdos como a PL-122, e isso não é nada em face de absurdos maiores que virão. Não vote não, em pessoas com princípios cristãos, se isole e se aliene no mundo, igual a uma determinada seita, e amanhã o que eles decidirem através de projetos e aprovações de leis atingirá além você e eu, colateralmente os nosso filhos, netos e as futuras gerações.
            Amado irmão, agora é com você! O espaço que você não preencher será ocupado da pior forma, somos chamados não a ser ou fazer parte daquela geração que recuou nos propósitos e ficou no deserto com Moisés, mas somos chamados para junto com Calebe e Josué a colocar nossos pés e tomar posse de Canaã, a terra prometida, que mana leite e mel.
            Avançar ou Recuar? Agora é com você... 


Domingo, dia 07 de Outubro, vote consciente, não venda ou troque seu voto, pois o preço que se paga é muito alto! Escolha bem seus representantes; primeiro você votará para vereador, em seguida para prefeito. Para votar você terá que levar um documento com foto!

Deus abençõe!

Em Cristo,  
Rafael Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário