22 de dezembro de 2012

NATAL


(Por: Pr. Rafael Pereira)

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.  (Isaías 9.6)
Chegamos enfim ao último mês do ano, Dezembro, mês das luzes, é o mês aonde a maioria das casa já passaram ou estão passando por uma reforma, se não foram pintadas estão pintando elas. Ah! Como me recordo dos doces Dezembros da minha infância, a mamãe e eu montando a árvore de natal enfeitando-a com chocolates e depois montávamos o presépio ou a “lapinha” como ela chamava. Tinha me comportado o ano todo, estudado, tirado boas notas, para ser recompensado pelo “Papai Noel” com os meus bonecos favoritos do “Comandos em Ação”. Nossa família reunida, nestas festas de fim-de-ano participávamos de um verdadeiro revezamento entre as festas na casa da Tia Rosinha ou então da Tia Jarina, lembro-me das músicas, das pessoas dançando, alguns bebendo e nós crianças acordadas até tarde brincando ou assistindo pela 1000ª vez o filme “O Mágico de OZ” com Judy Garland.
Como o mundo mudou de lá para cá, como as pessoas perderam em si o significado de uma das festas mais bonitas no cristianismo. Sim, repito o que acabei de falar: como as pessoas perderam em si o significado de uma das festas mais bonitas no cristianismo. Digo isso pois muitos especulam e debatem se verdadeiramente um crente em Cristo Jesus pode comemorar o Natal, o que você acha? Claro que sim! Para a liberdade Cristo nos chamou(Galátas5.1,13) Como cristão se eu quiser posso comemorar e fazer festas todos os dias... Ah, mas o Natal tem origem numa festa pagã. Aproveite a oportunidade para ser Sal da Terra e Luz para o mundo. Fico imaginando se o apóstolo Paulo tivesse se prendido a estes conceitos que criamos quando foi pregar no areópago em Atenas, ele estava falando do único Deus, mesmo que em meio a um povo idólatra e pagão. Como diz no final do versículo citando Gálatas 5.13: Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
É conflitante saber que um período de muitas alegrias para uns também é de tantas tristezas para outros por diversos motivos: dor, desprezo, solidão, ausência, perda de um ente querido... Não precisa-se de uma pesquisa científica para saber que o período de festas de fim-de-ano é o mais triste e deprimente , onde muitos cometem suicídio...
Que tal hoje preenchermos esse vazio com a palavra de Deus e com o serviço ao próximo? Que tal hoje fazermos deste “natal” um verdadeiro natal, onde verdadeiramente o menino Jesus nasça nos nossos corações? Jesus já nasceu, já não é mais um menino, já foi morto e o mais importante disto tudo é que ressuscitou e para sempre vive! Aleluias!
Um feliz nascimento de Jesus no seu coração e próspero ano novo!
Um 2013 cheio de luz com a presença de Jesus!
Em Cristo,
Pr. Rafael Pereira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário