9 de julho de 2013

O MUNDO PODE ATÉ SER DOS ESPERTOS, MAS O CÉU É DOS ESCOLHIDOS




(Por: Pr. Rafael Pereira)

“Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;
Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego”; (Romanos 2. 8, 9)

Lembrei de uma cena que me deparei há mais que um ano atrás, levando a minha filha para brincar no parque de diversões que havia chegado na cidade, ela querendo brincar no pula-pula e quando chegamos lá havia uma grande fila para entrar naquele brinquedo e nele havia uma dupla divisão que indicava: uma entrada e uma saída... Espantei-me a ver um homem repentinamente chegar com o seu filho ali e numa atitude reprovável tentar burlar aquela enorme fila, primeiro ele colocou o menino no local onde indicava a saída do brinquedo por onde as crianças deveriam abandoná-lo, colocou-o lá como se estivesse cansado de carregá-lo fazendo de conta que tava “dando um tempo” para descansar... Aí o menino percebendo a intenção de seu pai já começou a querer sair dali e o pai o mandava ficar quieto, até que conseguiu colocá-lo na entrada do brinquedo tomando a frente das outras crianças, novamente o menino começou a querer sair dali e o pai o mandava novamente ficar quieto e a criança sem querer ficar até que ele soltou a pérola(palavras do pai):
            - Deixa de ser otário! Tu num sabe que o mundo é dos espertos? Sabe nem aproveitar...
            Mas a criança em momento algum quis tirar vantagem naquela ou daquela situação e esperneou até que foram embora. Tudo aconteceu muito rápido e eu fiquei olhando tudo aquilo e pensando: Meu Deus! Eu não tô acreditando nisso tudo que está acontecendo não! Que belo exemplo de pai!
        Realmente não era essa a atitude que esperaríamos de um pai, mas contrapondo a tudo isso inesperável foi a reação da criança, se na escola da vida o pai foi reprovado por esta atitude o filho foi aprovado com louvor.
          Isso faz nos repensar sobre valores e significados que incorporamos a cada dia em nossa vida. Podemos até aprender sobre matemática, física, química, português, historia, geografia, na escola, mas determinados valores nascem com a gente, ninguém pode nos ensinar, podemos até sermos estimulados a desenvolvê-los, mas cabe a nós, somente a nós, desenvolvê-los.
         Sabemos que isto tem sido a maior causa da problemática contemporânea na nossa educação brasileira, a cobrança excessiva em cima dos professores de um papel que compete aos pais, tentam responsabilizar a escola por algo que já deveria vir de casa.
             Os professores até ensinam, mas valores devem ser ensinados em casa desde o berço, afinal não diz o adágio popular que é de pequenino que se torce o pepino? Claro que isso não se aplicou ao caso já citado aqui neste texto... Na verdade os professores ensinam, mas os pais é quem devem educar...  
            Valores como Ética e Moral até são ensinados na escola, mas já se pressupõe que os seres humanos nasçam com noções elementares destes valores e sejam norteados por eles... Li há alguns anos atrás num livro que o autor considerava os dez mandamentos como o primeiro código de ética que se tem notícia, olha o cuidado e o zelo do nosso Deus em nos ensinar regras, não para nos manipular, mas sim para que vivêssemos harmoniosamente...
            Vocês que são pais, eduquem, mas é comprovado que a criança absorve e aprende mais através do seu exemplo. Que Deus possa abençoar a sua família e a toda a sua casa...
            Pensem bem, o mundo pode até parecer ser dos espertos, mas o céu é dos escolhidos...
            Em Cristo, 
            Pr. Rafael Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário