12 de novembro de 2013

NÃO ADIANTA REZAR, IR À IGREJA E FAZER TUDO ERRADO?

(Por: Pr. Rafael Pereira)

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
    Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
     Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
                                                                                            (Filipenses 3.12-14)

            Eu era ainda uma criança ao ouvir essa música do cantor Fernando Mendes numa fita k-7 do meu saudoso Tio Lourinho, confesso que desde que ouvi essa frase na canção me chamou atenção pelo seu conteúdo crítico/reflexivo, creio que quando o autor dela a escreveu simplesmente criticava àquelas pessoas que vivem a superficialidade da fé, prendendo-se excessivamente aos ritos ou ao simples ato de “professar uma religião” e não vivê-la, sendo isso o que Jesus mais condenou nas escrituras, os famosos sepulcros caiados, que por fora são até bonitinhos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda espécie de imundícia. (Mateus 23.27)
            Apesar do que muita gente acha isso é mais antigo do que se pensa, olha a reação dos fariseus, homens que tinham uma religião, ao verem Jesus comendo com pecadores na casa de Levi (Mateus), indo à casa de Zaqueu então nem se fala...
            Jesus disse que veio salvar o que se havia perdido, ele veio para os doentes e não para os sãos, ele mesmo disse:
            Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. (Marcos 2.17)
            Apartir dessa afirmação vamos partir de um princípio lógico:
·   Quando você está doente você vai para um hospital ou para o veterinário?
·   Por que você vai num hospital? Quando você não tem doença nenhuma, você vai lá? Não, né?
·  O Médico tem poder para lhe curar? Não... Ele simplesmente vai usar o conhecimento aprendido para lhe dar um diagnóstico e combater o problema, mas é incrível como até prá ser curado ele vai usar a sua fé. Sabe como? Ele vai lhe dizer: - Tome este comprimido! Se você não usar a sua fé e também não tomar o comprimido vai ser curado? A menos que você tenha orado e colocado em ação a sua fé, não vai não...
            Todas as vezes que Jesus ministrou a cura na vida de alguém ele usou a fé, no final dizia a tua fé te salvou, a tua fé te curou.
            Mas hoje em dia esta frase: Não adianta rezar, ir à igreja e fazer tudo errado tem servido de desculpa prá tudo, é engraçado que nas festas, nos bares, nas baladas, e em vários outros cantos por ai tem prostituição, bebedices, drogas, violência, perturbação, adultério e morte então nem se fala, mas a turma que cita esta frase não faz campanha contra isso, já que tá assim deixa, aí faço três perguntas:
·    Quando você está doente é mais fácil se curar num hospital ou deitado no asfalto quente de uma BR?
·    Qual o propósito das pessoas estarem longe da igreja?
·    A quem interessa as pessoas estarem longe da igreja?
            Filipenses 2.13 diz:
            “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.
            Lemos em duas passagens distintas:
            João 16.8: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. João 16.13: Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”.
            Pelo que lemos quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, a Bíblia também diz em Romanos 10.17 que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Novamente pergunto a você, meu amado, como pode então o Espírito Santo ser avivado, vivificado em sua vida, se você não vem à casa do Senhor? Acha que longe da igreja vai aprender melhor? O mundo ensina? Ensina sim, da pior forma...
            Você tá querendo fazer igual a Adão que após pecar desobedecendo a Deus foi se esconder... Você pode se esconder do pastor, da igreja, mas de Deus você não se esconde! Aceite a cura, não se conforme com a condição que você tem vivido.
            Muita gente tem se aproveitado desta frase: Não adianta rezar, ir à igreja e fazer tudo errado, para praticar algo que chamo de “vagabundagem espiritual” ou seja, fica querendo arranjar desculpas para não querer compromisso com o Senhor. São aquelas pessoas que dizem:
·         Não, eu não vou à igreja porque eu não tô preparado! Antes de um soldado ir prá uma guerra ele tem que ir para o quartel general se preparar para ela, ou você acha que não? A igreja é lugar de preparação, de buscar ao Senhor e de aprender da sua palavra. Se deixar para ir à igreja só quando você estiver preparado, aí Jesus volta e você fica!
·      Não, eu não vou à igreja porque eu peco muito ou já pequei demais! Se você está sujo e precisa se limpar, você se enfia debaixo do chuveiro ou mergulha num chiqueiro cheio de lavagem? Novamente eu repito: quem faz a obra na sua vida é o Espírito Santo, só tem uma coisa que não tem mais jeito é depois que chega a morte.  
·         Não, eu não vou à igreja porque o pastor é ladrão e toma dinheiro do povo. Queridos nem os dedos das mãos da gente são iguais quanto mais as pessoas. Quem traiu a Jesus estava no meio dele, só não estava com ele. Não julgue o todo por uma parte não! Gente ruim existe em todo o setor da sociedade. Você tem as escrituras, examine-as. O pastor roubou? Deixa com Deus. Jesus nos ensina que assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem a iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 13.40-42), ou seja, não serei eu, nem você que fará esta separação e sim o próprio Deus.
·        Não, quer vir à igreja não? Venha não e se conforme que com esta vida que você acha que está levando... E aguente as consequências, o dano da segunda morte, ser separado de vez de Deus.
            O apóstolo Paulo mesmo citou em Filipenses 3.12-14:
            “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
            Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
             Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
            Outra vez quando o apóstolo orou ao Senhor para que fosse afastado o seu famoso “espinho na carne” ou seja o seu ponto fraco foi nos dito o seguinte:
            “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”.  (2 Coríntios 12.9)
            Jacó era trapaceiro, Pedro Genioso, Davi foi infiel, Noé se embriagou, Jonas foi desobediente, Saulo foi um assassino, Gideão estava inseguro, Marta estava angustiada, Tomé era incrédulo, Sara era impaciente, Elias estava deprimido, Moisés era gago, Zaqueu era pequeno, Abraão era velho e Lázaro estava morto.
            E aí? Qual a sua desculpa para deixar de buscar e servir a Deus?
            Bebe? Vem prá igreja! Bota boneco? Vem prá igreja! Fuma? Vem prá igreja! Usa droga? Vem prá igreja! Cansado de levar a vida fracassada que tem? Vem prá igreja! Se depois de você fazer tudo isso Deus não transformar a sua vida pode sair por aí dizendo que ele não existe e que eu sou o maior mentiroso do mundo...
            Tem alguma coisa impossível para Deus? Sim... Só se você não permitir ele agir em sua vida, porque ele é educado e bate a porta. 
            Deus não escolhe ninguém pelas suas qualidades, ele é quem qualifica. Você não é perfeito, porém Deus pode te capacitar para um chamado extraordinário em sua vida! Somente se deixe ser trabalhado e usado por ele e você verá!

Em Cristo,
Pr. Rafael Pereira

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário